quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Em Justiça

"Maria é uma jovem participante da UNE. Um dia, em sua casa, ela teve uma ideia enquanto assistia ao jornal.
Na primeira vez que a UNE se reuniu, depois disso, ela estava muito entusiasmada para contar a ideia que, acima de tudo, melhoraria o Brasil.
Maria de dirigiu aos presidentes da UNE, para contar-lhes:
- Oi, eu sou a Maria eu acho que nós deveríamos fazer uma passeata para exigir que o Sarney se retire do senado.
A presidenta disse com desdém:
- Bom Maria, este ano já está acertado que a nossa passeata vai ser para não aumentarem o preço do cachorro quente nos campus na USP, talvez ano que vem.
Maria ficou indignada e, como o balcão da presidência ficava ao fundo de um grande salão cheio de estudantes, ela começou a falar, não só para os presidentes mas para todos:
- Quem são vocês?! O que aconteceu com a UNE?! No passado, vocês saíam às ruas para pedir paz em tempos de guerra! Vocês retiraram ditadores do poder e não se deixaram intimidar pelas repressões! E hoje? O que fazem? Vocês pedem para pagar meia no cinema! Vocês protestam contra o aumento da passagem e para que o cachorro-quente continue com o mesmo preço! Ano que vem vocês vão pedir doces nas ruas?! Se os fundadores da UNE vissem em que vocês transformaram o que antes era um resquício de esperança e união, ficariam envergonhados.
- Hoje eu venho aqui para pedir que nós saiamos às ruas contra a permanência do Sarney no senado e vocês me dizem que vão protestar pela cachorro-quente?! Vocês acham que o seu estômago é mais importante que o futuro da nação?! Eu tenho pena de vocês.
Logo depois disso, Maria se retirou. Exatamente treze pessoas dentre as trezentas que estavam lá a seguiram. Depois de um instante de silêncio quando ela saiu, os presentes voltaram a discutir sobre o cachorro-quente.
Do lado de fora, ao olhar para traz, uma lágrima correu o rosto de Maria."


O que está acontecendo? O que vocês estão esperando? Parece que vocês não herdaram o espírito de coragem dos caras pintadas; ou talvez não entenderam os verdadeiros significado e propósito da união. Só tenho que lamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteste.